Pular para o conteúdo principal

Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Zambelli presa na Itália: por que ela pode não voltar ao Brasil tão cedo

  Zambelli presa na Itália: por que ela pode não voltar ao Brasil tão cedo


A deputada foragida foi capturada em Roma, mas o caminho de volta pode levar meses, se é que vai acontecer


(Foto: Lula Marques/Agência Brasil)


A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa pelo governo italiano nesta terça-feira, em Roma. Foragida desde junho, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) a condenou a dez anos de cadeia por hackear os sistemas do Conselho Nacional de Justiça, a deputada agora enfrenta uma batalha jurídica que pode se arrastar por anos.


Apesar da prisão, Zambelli não deve desembarcar no Brasil tão cedo. "As pessoas acham que é simples: prendeu, já vem. Não é assim que funciona. O processo de extradição tem uma maratona burocrática que pode durar anos", explica a advogada Jacqueline Valles, Mestre em Direito Penal.


Primeiro, o Brasil precisa fazer o pedido formal. Depois, os italianos vão verificar se existe tratado entre os países (existe), se as leis coincidem e se os direitos humanos de Zambelli foram respeitados. "Primeiro, os italianos checam se todo processo está adequado. Na segunda fase, vem a comparação das leis. Aqui também não deve ter problema, já que a Itália não extradita quando há risco de pena de morte ou prisão perpétua - e esse não é o caso de Zambelli", detalha Jacqueline.


Depois, os juízes italianos vão dissecar cada vírgula do processo brasileiro para ver se tudo ocorreu de forma adequada, se a deputada teve direito de defesa e se a sua condenação não foi fruto de uma perseguição política.


Jacqueline acredita que este será o argumento da defesa da deputada: alegar perseguição política contra apoiadores do ex-presidente Bolsonaro. "Ela vai dizer que estava apenas defendendo o ex-presidente, que não cometeu crime nenhum e que o Brasil persegue opositores do PT. A Itália possui uma política rígida de não extraditar indivíduos condenados por crimes de natureza política. Caso Zambelli consiga demonstrar às autoridades judiciais italianas que sua condenação teve motivação política, ela poderá permanecer na Itália", avalia a especialista.


Drª Jacqueline


O fator tempo na disputa judicial


Processos de extradição similares levaram entre dois e três anos para conclusão. Durante este período, Zambelli permanece em território italiano para organizar sua defesa. Caso a Justiça italiana aceite os argumentos da Justiça brasileira, reconheça a legitimidade da condenação e autorize a extradição, Zambelli retornaria ao Brasil para cumprir a pena de dez anos. Se a Itália entender que a deputada foi vítima de uma perseguição, ela permaneceria no país como refugiada política.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

STARTUP BRASILEIRA LANÇA "ARTEMIS": PLATAFORMA PIONEIRA DE IA PARA CAMPANHAS DE MARKETING NA WEB 3.

                  STARTUP BRASILEIRA LANÇA "ARTEMIS": PLATAFORMA PIONEIRA DE IA PARA CAMPANHAS DE MARKETING NA WEB 3. Desenvolvedora de negócios e HUBs para a WEB3/blockchain, a HIghline Venture apresenta inovações para o  martech com inteligência artificial, dirigida a campanhas com influencers e criadores de conteúdo: "ARTEMIS" será apreentada no WEB SUMMIT de Lisboa. João Fouad - Founder & CEO - HVB São Paulo e Lisboa, novembro de 2023 . A  Highline Venture   é um empreendimento pioneiro que integra ativos essenciais para a nova era tecnológica. Sendo a primeira empresa venture no Brasil a lançar um fundo 100% tokenizado com foco em marketing e tecnologia, a Highline lança, no dia 15 de novembro de 2023,   um grupo de serviços e produtos digitais inovadores para a nova era da WEB3.  Dentre eles, a plataforma de inteligência artificial   ARTEMIS , que faz análise do mercado de influencers e criadores ...

A Nova Edição de Dr. Benedito: Entendendo o Regime de Bens para Maiores de 70 Anos

  O Dr. Benedito Pereira da Conceição realizou uma sessão de autógrafos no Centro de Convenções de Catanduva, onde apresentou sua mais recente obra. O livro intitulado "O Regime de Bens no Casamento do Maior de 70 Anos" foi lançado em março, dia 12, às 19h, e traz novidades relevantes para seus leitores. Esta segunda edição, revista e atualizada, dá sequência aos estudos do autor sobre o tema, oferecendo uma análise aprofundada do regime de separação obrigatória de bens que se aplica ao casamento de indivíduos com mais de 70 anos. A nova obra reflete a vasta experiência jurídica de Dr. Benedito e integra os entendimentos já consolidados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em especial no Recurso Extraordinário com Agravo nº 1.309.642/SP. Assim, torna-se um importante recurso não apenas para advogados e acadêmicos, mas para todos os profissionais que atuam na área do Direito e desejam se aprofundar nesse assunto. De acordo com o autor, a atualização do livro é essencia...

O Prêmio Comunicação e Destaque homenageia diversas personalidades

O Prêmio Comunicação e Destaque homenageia diversas personalidades Fotos: Dawis Villar O Prêmio Comunicação e Destaque homenageia diversas personalidades . A noite de gala do Oscar Brasileiro da Comunicação, ocorreu  no dia 08 de março, às 19h, na Churrascaria Fogo de Chão, localizada na Avenida dos Bandeirantes, 538, Brooklin, São Paulo. Recebeu diversas personalidades, empresários e comunicadores sociais.  Fotos: Dawis Villar A festa com tapete vermelho e bastante glamour, foi bem requintada, com rodízio à vontade aos convidados da noite. Herberth de Souza, apresentador da Rede Mundial de TV, do programa "Repórter Mundial", foi um dos homenageados com a categoria "Apresentador de TV" e como "Empresário" da Rádio Clube FM Natal.  Fotos: Dawis Villar Além dele os homenageados foram: Luiz  Kamkam da pegadinha do Silvio Santos, a modelo Internacional, Victoria Alves dos Santos, a advogada e delegada, Dra Raquel de Rosa Pontati, o jornalista, apresentador e m...