Pular para o conteúdo principal

Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

No grupo de WhatsApp do condomínio, a regra deve ser o bom senso e os temas pontuais

 

freepik

Nem Facebook, nem Instagram, Twitter ou TikTok. O WhatsApp é, de longe, a rede social preferida dos brasileiros. Por aqui, são 169 milhões de usuários, segundo relatório da We Are Social, em parceria com a empresa Meltwater, publicado em fevereiro deste ano. E uma grande parte dessas pessoas, para não dizer todas, estão inseridas em pelo menos um grupo no aplicativo. Entre os moradores de um condomínio, esses grupos naturalmente também existem e têm sua utilidade: é um bom meio de comunicação para compartilhar problemas, soluções e utilidades públicas de interesse geral. Mas o recomendado é que não sejam deliberadas ações considerando a aprovação do grupo do Whatsapp, mas sim, que seja seguido o foro correto, que é a assembleia.

Mas nem todos se preocupam em obedecer às regras de boa convivência no ambiente digital, e acabam ultrapassando os limites do que é útil e do que é fútil ou até mesmo desrespeitoso para alguns vizinhos. “Há moradores que, quando estão no papel de usuários, perdem o pudor e aproveitam o grupo do condomínio para descarregar suas posições políticas, ideológicas e até conteúdos de qualidade duvidosa ou que possam ser ofensivos para outras pessoas”, analisa Pedro Xavier, sócio e diretor de operações, da AdmCasa, administradora de condomínios e imóveis.

“A recomendação é para que esses grupos sejam usados com bom senso e respeito pelos membros, e entendam que o WhatsApp pode ser uma excelente ferramenta para resolver problemas pontuais, comuns a todos, que digam respeito estritamente ao condomínio ou, no máximo, à rua ou ao bairro”, salienta o sócio e diretor de operações da AdmCasa. “Se o morador aproveita o grupo para levantar certas bandeiras ou compartilhar conteúdos irrelevantes, aumenta a chance de tirar a atenção de outras pessoas quando for um assunto sério ou mesmo de criar um conflito desnecessário com alguém”, salienta.

Os conflitos, aliás, podem se tornar algo mais grave, e se houver trocas de ofensas, o teor pode resultar até mesmo em ações cíveis. A Constituição Federal, por exemplo, adverte no Art. 5º, inciso X, que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”. Esse é apenas um dos respaldos da lei brasileira para casos que envolvem calúnia, difamação e injúria eventualmente cometidas em grupos do condomínio.

“Muitas pessoas se sentem estimuladas a dizer coisas pelo celular que não diriam pessoalmente ao vizinho. O bom senso deve prevalecer também no convívio pelo grupo de WhatsApp. E para garantir esse comportamento, cabe ao síndico ou ao administrador do condomínio estabelecer regras de conduta e coibir de maneira rigorosa qualquer tipo de manifestação que fuja do propósito do grupo”, orienta Pedro Xavier.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

STARTUP BRASILEIRA LANÇA "ARTEMIS": PLATAFORMA PIONEIRA DE IA PARA CAMPANHAS DE MARKETING NA WEB 3.

                  STARTUP BRASILEIRA LANÇA "ARTEMIS": PLATAFORMA PIONEIRA DE IA PARA CAMPANHAS DE MARKETING NA WEB 3. Desenvolvedora de negócios e HUBs para a WEB3/blockchain, a HIghline Venture apresenta inovações para o  martech com inteligência artificial, dirigida a campanhas com influencers e criadores de conteúdo: "ARTEMIS" será apreentada no WEB SUMMIT de Lisboa. João Fouad - Founder & CEO - HVB São Paulo e Lisboa, novembro de 2023 . A  Highline Venture   é um empreendimento pioneiro que integra ativos essenciais para a nova era tecnológica. Sendo a primeira empresa venture no Brasil a lançar um fundo 100% tokenizado com foco em marketing e tecnologia, a Highline lança, no dia 15 de novembro de 2023,   um grupo de serviços e produtos digitais inovadores para a nova era da WEB3.  Dentre eles, a plataforma de inteligência artificial   ARTEMIS , que faz análise do mercado de influencers e criadores ...

A Nova Edição de Dr. Benedito: Entendendo o Regime de Bens para Maiores de 70 Anos

  O Dr. Benedito Pereira da Conceição realizou uma sessão de autógrafos no Centro de Convenções de Catanduva, onde apresentou sua mais recente obra. O livro intitulado "O Regime de Bens no Casamento do Maior de 70 Anos" foi lançado em março, dia 12, às 19h, e traz novidades relevantes para seus leitores. Esta segunda edição, revista e atualizada, dá sequência aos estudos do autor sobre o tema, oferecendo uma análise aprofundada do regime de separação obrigatória de bens que se aplica ao casamento de indivíduos com mais de 70 anos. A nova obra reflete a vasta experiência jurídica de Dr. Benedito e integra os entendimentos já consolidados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em especial no Recurso Extraordinário com Agravo nº 1.309.642/SP. Assim, torna-se um importante recurso não apenas para advogados e acadêmicos, mas para todos os profissionais que atuam na área do Direito e desejam se aprofundar nesse assunto. De acordo com o autor, a atualização do livro é essencia...

O Prêmio Comunicação e Destaque homenageia diversas personalidades

O Prêmio Comunicação e Destaque homenageia diversas personalidades Fotos: Dawis Villar O Prêmio Comunicação e Destaque homenageia diversas personalidades . A noite de gala do Oscar Brasileiro da Comunicação, ocorreu  no dia 08 de março, às 19h, na Churrascaria Fogo de Chão, localizada na Avenida dos Bandeirantes, 538, Brooklin, São Paulo. Recebeu diversas personalidades, empresários e comunicadores sociais.  Fotos: Dawis Villar A festa com tapete vermelho e bastante glamour, foi bem requintada, com rodízio à vontade aos convidados da noite. Herberth de Souza, apresentador da Rede Mundial de TV, do programa "Repórter Mundial", foi um dos homenageados com a categoria "Apresentador de TV" e como "Empresário" da Rádio Clube FM Natal.  Fotos: Dawis Villar Além dele os homenageados foram: Luiz  Kamkam da pegadinha do Silvio Santos, a modelo Internacional, Victoria Alves dos Santos, a advogada e delegada, Dra Raquel de Rosa Pontati, o jornalista, apresentador e m...